quinta-feira, março 16, 2006

Mundo pequeno

Quando eu era criança, minha irmã, adolescente, pegou emprestado com uma amiga um livro de terror. Ela lia trechos em voz alta pra mim, eu morria de medo e queria mais. Mas ela nunca me disse como a história terminava.

Cresci (há controvérsias sobre isso, mas vocês entenderam) sem me esquecer desse livro e do efeito que causou em mim há anos. Nunca o encontrei numa livraria. Aparentemente ele foi editado apenas em 1988 e nunca mais.

Agora, na era da internet, escrevi para dezenas de sebos na cidade de São Paulo procurando o bendito, com todas as referências. Nada. Teimosa, busquei-o ao acaso no Google. Fui encontrá-lo no MercadoLivre.com, num sebo em Santos. Nunca havia negociado no MercadoLivre e tive receio, mas arrisquei. O livro, enviado pelo Sebo Marchesini, chegou hoje à minha casa.

Meu pai, curioso, revirou o pacote e leu o remetente.

- Estevan Marchesini Amorim... eu conheço esse cara.

- Como, pai?

- Há uns anos eu vendi um monte de gibis pra esse sebo.

- Mas em Santos?

- É, em Santos.

- Quando foi isso?

- Ah, em 78, 79...

Eu nasci em 1981. Mundo pequeno.

Pode ser que esse livro seja a melhor obra de terror que eu vou ler. Pode ser que seja uma bela porcaria datada. Só vou saber seguindo o impulso que a Fabiana me iomplantou sem querer na infância, a idéia fixa de que esse livro pode me causar os arrepios de leituras na madrugada que eu tanto procuro.

Ah, sim...

Besta-Fera
Jack Woods (pseudônimo de William B. O'Neil)
Nova Cultural, 1988

Depois eu digo se é bom mesmo.


 

StatCounter